sexta-feira, 24 de junho de 2011

RETROCESSO


Passeando na infância,
soletrando o livro da vida,
leio um poema sem rima,
onde


o tema é o tempo...
E o tempo não perdoa.


Vou andando. A infância galopando.


Recordo as belezas cênicas de outrora:
a estética da natureza,
mas não as vejo. Desapareceram.
Sumiram as telhas-de-calha e as chaminés.
Os poucos casarões teimosos
são agora
imagens mutiladas pelos anos:
Brota o desenvolvimento arquitetônico.


A infância galopa nos meus passos.


No fim da primeira página,
do empoeirado livro da vida,
o poema é um cemitério de lembranças:
A pedra cobriu a poeira da estrada.
Um descendente do gato-preto
atropela minha sombra.

Onde estão os cachimbos e palheiros?
E o fumo-de-corda?
E a cachaça-dos-homens?
E os bravos!, onde estão?


Aqui morava Oscar: o espírita.
Preto-velho,
onde está teu casarão?
Lembro tuas conversas com o invisível...
Onde estás, agora, sem o teu “Oscar”?


A infância galopa nos meus passos.


Mudo a página
e leio versos de saudade,
na curva da estrada.
Saudade da criança
que o tempo assassinou.

Lá vem,
de muito longe,
o menino que fui,
encontrar
o homem que sou:
duelo sem mediador.


E agora, estrada-do-sul?
O asfalto te aposentou!


Vou andando. A infância galopando.


Na terceira página,
o poema é a violência da vida.
Um homem rude cruza comigo.
Tem barba
e bigode
e camisa-barata.
E veste um espírito materialista
aparentemente violento.


Paro indeciso. A infância passeia lenta.


Na penúltima estrofe
do livro da vida,
o poema é a dúvida.

O menino desencontrou do adulto. Que faço?
Um velhinho-grisalho, pitando palheiro,
olhou-me de frente, de perfil,
lembrou minha vida de criança
e sorriu molhado.
Parece um deus, o velhinho!


Estou voltando. Fantasmas galopando.


Deixo o atalho da infância...
Olhar soturno, passos arrastados.
Na legenda da cruz,
o nome do menino.
Uma mulher sorri
e lembro a que perdi.

Na página rasgada, a última,
o tema é nostalgia.
E o poema rima entre dor e amor.

(Baby Espíndola)

<< * >>

{Sábado, 08/6/74. Revisado em 05/12/88}

<<<  ***  >>>

Informação com opinião, você lê no Blog do Espíndola:

http://www.babyespindola.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário